16 agosto 2013

Claras x Gemas


Eis um dos assuntos mais discutidos dentro da musculação.




Muitos atletas tanto iniciantes quanto os mais experientes, costumam comer apenas a parte branca (clara) do ovo, reportando a gema  como uma fonte forte de colesterol e gordura, mas como muitos, podemos estar errados, a clara realmente auxiliar e bastante na hipertrofia, mais a gema, possui grandes quantidade de vitamina, o que pode ajudar e muito na regularização do organismo e facilitar o ganho de massa muscular.

 Abaixo esta uma grade do que existe no ovo:

     43% de proteínas,
       91% de magnésio,  
 94% de ferro,  
          99% de zinco,           
            97% de vitamina B6,   
               92% de vitamina B12,    
   
100% das vitaminas A, D, E e K, são encontradas na gema do ovo.


Então, vale lembrar que não é a gema em si que faz mal, é o excesso de consumo que cada um de nos faz em relação a ela, além do mais, cada ovo possui exatos 6g de proteína, sendo 57% na clara e 43% na gema, como desperdiçar então essa parte rica em proteínas encontrada no ovo, isso seria uma facada, já que proteína, propriamente dita, não tão encontrada em alimentos que consumimos diariamente como é o caso dos carboidratos, então a gema não é perigosa, é o excesso que tornará ela viável ou não.

O Ovo por inteiro traz benefícios ao nosso organismo, mais sem excessos!!


Verdades ou Mitos?


  AUMENTA O BOM COLESTEROL (HDL)

 Segundo a nutricionista Maria Gandini, um ovo contém 213 miligramas (mg) de colesterol, ou seja, quase o total da ingestão diária recomendada pela Associação Americana do Coração, que é de 300 mg. Entretanto, ela ressalta que nem todo colesterol ingerido tem como destino certo o entupimento das artérias. "A substância participa de funções importantes no organismo, como formação de hormônios", explica. De acordo com o cardiologista Wilson Salgado Filho, médico assistente da Unidade Clínica de Lípides do Instituto do Coração (Incor), apenas 1/3 do colesterol do ovo é absorvido pelo organismo. Maria lembra que algumas pesquisas têm apontado uma ação inusitada: seu consumo aumenta a quantidade de HDL (colesterol bom), que é considerado um fator preventivo contra a aterosclerose (quando placas de gorduras se formam nas paredes das artérias). Segundo o nutrólogo Durval Ribas Filho, pesquisadores japoneses já divulgaram estudos que reforçam essa tese. "Os trabalhos mostram que, apesar de haver um aumento do LDL (colesterol ruim) com o consumo diário de ovo, há também um aumento do HDL, o que é compensador", comenta.


                                      AUMENTA A INCIDÊNCIA DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES


Como já foi dito, houve um grande movimento de pesquisadores para tirar o ovo do banco dos réus. E todos reuniram provas suficientes para absolver o alimento da grave acusação de ser o vilão do coração. Ficou comprovado que não existe relação entre o colesterol presente no ovo e o aumento das taxas de gordura nociva ao organismo. Tudo graças a pesquisadores que parecem nunca terem se conformado com a má fama do ovo. É o caso de Frank Hu, epidemiologista nutricional da Escola de Saúde Pública de Harvard (EUA), que confirmou, após alguns estudos, que comer um ovo por dia não aumenta o risco de ataque cardíaco ou derrame. Ao avaliar, por um período de dez anos, cerca de 120 mil homens e mulheres saudáveis, o cientista concluiu não haver diferença significativa de risco entre os que comiam sete ovos por semana e os que comiam apenas um. Segundo ele, outros nutrientes existentes no ovo compensam ou anulam o perigo representado pela taxa elevada de colesterol. "Hoje, sabemos que, quando dosamos o colesterol do sangue, ele reflete muito mais a ingestão de gorduras saturada e hidrogenada; estas, sim, verdadeiras vilãs, pois aumentam o LDL (colesterol ruim) e o risco de doenças cardiovasculares", afirma o endocrinologista Ricardo Martuci, de São Paulo. O ovo é rico em colesterol e pobre em gordura saturada, isso o exime da culpa de causar doenças cardiovasculares. O cuidado maior fica para diabéticos e aqueles que já sofreram infartos (consumir apenas três unidades semanais).


     AJUDA A MANTER OS MÚSCULOS

Se a ideia é ganhar ou evitar a perda de massa magra, o ovo pode ser um grande aliado. Na clara, mais especificamente na ovoalbumina (proteína da clara), há uma boa quantidade de leucina, um aminoácido utilizado em suplemento nutricional que evita a perda de musculatura e é consumido por alguns atletas. Na gema, a leucina também aparece, mas em pequena quantidade. "Por muitos anos, praticantes de atividade física de força e velocidade atribuíam a melhora no desempenho ao consumo de ovo, principalmente da clara, que é isenta de gordura e rica em proteína. Hoje, sabemos que isso se deve ao fato de o ovo proporcionar a mistura ideal de aminoácidos essenciais (aqueles que não são produzidos pelo organismo) na quantidade e relação correta para favorecer o crescimento e o reparo dos músculos", explica Maria Gandini. A nutricionista enfatiza que a prática antiga de comer ovos crus deve ser desconsiderada, pois grandes doses de avidina - substância natural de proteção do ovo - diminuem a absorção de algumas vitaminas do complexo B, importantes na produção de energia e recuperação muscular e ainda podem levar à contaminação por salmonella.
                                                     É isso pessoal, até a próxima!!!



Um comentário:

  1. Amei saber, tô precisando voltar pra academia :(

    Beijos :*
    http://pequenosviciosdiarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir